Escolha uma Página

Você decidiu que quer fazer yoga, mas são tantas opções e tipos de aulas que você se sente confuso e não sabe qual escolher? Ainda mais se você está procurando Yoga em São Paulo e se depara com as mil possibilidades que a cidade oferece. Mas fica comigo que eu vou te ajudar!

Yoga: quais os tipos 

Primeira coisa, todas as aulas de Yoga oferecem os mesmos benefícios: reduz a ansiedade; alonga; alinha a postura; fortalece os músculos; diminui o stress; equilibra; relaxa; amplia o bem-estar; melhora o sono; acalma; aumenta concentração e foco; desenvolve autoconhecimento; contribui com a estabilidade emocional; traz disciplina; expande a consciência e ajuda na perda de peso. O que diferencia uma aula da outra é o ritmo, o tempo de permanência nas posturas e a ordem na qual as coisas acontecem.

O ideal é experimentar todas as aulas de yoga que couber na sua agenda, para então decidir qual é a prática que vai escolher. Aqui eu vou te contar um pouquinho sobre cada uma delas.

Hatha Yoga: Prática leve/moderada, indicada para todos os corpos, todas as pessoas que buscam uma boa saúde mental e física. Baseia-se principalmente na prática de ásanas (posturas) e pranayamas (exercícios respiratórios). Com a prática de ásanas, nosso corpo torna-se mais flexível, os músculos e articulações perdem a rigidez. A aula pode ser adaptada para gestantes, pessoas com alguma lesão e  idosos.

Hatha Vinyasa Yoga: Também conhecida como uma meditação em movimento. Uma prática quente e bem ritmada, o objetivo inicial é aquecer o corpo. Prática fluida com raiz no Ashtanga Yoga, pode ser adaptada para iniciantes ou avançados. Movimentos sincronizados com a respiração.

Ashtanga Vinyasa Yoga: As aulas seguem uma sequência fixa dentro da primeira série, chamada Yoga Chikitsa (yoga terapia), que visa purificar e alinhar corpo e  mente através do suor, do equilíbrio entre força e flexibilidade e do direcionamento dos sentidos. 

Yoga no Tecido:  Também conhecida como Aerial Yoga, Fly Yoga ou Yoga Aéreo, a aula realizada no tecido de circo tem o elemento lúdico aliado à prática de respiração, auto-observação e autoconhecimento.

Yoga Kids: Aulas de Yoga seguindo uma linha lúdica para crianças. Ideal para faixa etária de 4 a 10 anos. Enquanto brinca, a criança aprende a olhar para si mesma e para o outro com respeito. Aprende também a se conhecer por meio da respiração e dos movimentos da prática de yoga.

Yoga: Escolha um local acolhedor 

O Lugar é muito importante. Praticar yoga num local acolhedor fará toda a diferença. Se o lugar for calmo e silencioso, melhor ainda! Te garanto que é mais fácil encontrar a sua paz no silêncio do que com um batidão frenético tocando por perto. O yoga tá 100% relacionado com meditação e para sentir os efeitos, prefira um ambiente mais tranquilo.

Considere também se você se sentiu bem com as pessoas do espaço e se suas dúvidas foram respondidas com atenção. 

Yoga: Experiência do professor 

Se sentir bem, confortável e seguro com o professor que você escolheu para te guiar nas práticas de yoga é outro ponto de atenção.

Professores de yoga precisam praticar yoga. Impossível ensinar algo que não faz parte da vida. Também importante, o tempo de prática e os anos de instrução, podem fazer toda a diferença na condução de cada aluno.